REGIÃO QUE SEDIARÁ A ABERTURA DO MUNDIAL INAUGURA CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SEBRAE-SP

Mais de 400 empreendedores lotaram ontem, dia 7 de novembro, o auditório da Faculdade Santa Marcelina, em Itaquera, para participar de um evento do Sebrae-SP destinado a mostrar aos empresários e candidatos a empresário da Zona Leste que quem buscar informações e planejar tem tudo para sair ganhando com a Copa 2014.

 

Com pouco mais de 14 km², representando apenas 1% da área do município de São Paulo, Itaquera já é, sem dúvida, a região de São Paulo que deve concentrar as atenções até o mundial de futebol. Além da euforia por sediar a abertura do megaevento, anunciada recentemente, Itaquera ainda tem uma missão: preparar seus empresários para as oportunidades de negócios que o mundial de futebol deve gerar. São 456 só no Estado de São Paulo, que devem afetar cerca de 300 mil empresas.

Participaram do evento representantes do Sebrae-SP, da Fipe, do poder público e lideranças empresariais. O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, destacou que o mais importante é que o segmento das micro e pequenas empresas, que representam mais de 98% das empresas no País e perto de 20% do PIB, precisam ter claro que a Copa do Mundo já começou, e sairá na frente quem buscar informações e se planejar. “A Zona Leste é dinâmica e tem grande potencial de negócios, que aumentarão com a Copa. Mas ainda tem muito a se desenvolver. O papel do Sebrae-SP é ajudar as MPEs a se preparar para isso.” O subprefeito de Itaquera, Paulo Cesar Máximo, lembrou que várias mudanças já podem ser vistas na região, como o início da implantação de obras no sistema viário, a chegada de novas indústrias. “Itaquera vive um momento especial, e ações como essa do Sebrae são fundamentais para aproveitar esse bom momento ao máximo”. Para Marcelo Peixoto, da unidade de parcerias público-privadas da Secretaria Estadual de Planejamento Regional, é fundamental que se aproveitem esses três anos até o megaevento para planejar e desenvolver ações voltadas para os transportes, educação e para capacitação das empresas e dos trabalhadores. Foi justamente para preparar os empresários da região Capital Leste 2, que concentra 7.234 dos quase 640 mil estabelecimentos comerciais em atividade na cidade, que o Sebrae-SP reuniu empreendedores de diversos setores da economia no “Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014” - o primeiro de um ciclo de encontros que a entidade elaborou para levar informação aos empreendedores e capacitá-los para aproveitar as possibilidades de negócios, principalmente nos setores da Construção Civil, Madeira e Móveis, Tecnologia da Informação, Agronegócios, Têxtil e Vestuário, Comércio Varejista, Turismo, Produção Associada ao Turismo e Serviços. Além de apresentar as oportunidades de negócios aos empreendedores de Itaquera e região, o Sebrae-SP também mapeou o potencial econômico e social do distrito e adjacências. De acordo com o estudo produzido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), esta é uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com população jovem e baixa escolaridade. A região registra os maiores índices de analfabetismo da capital, cerca de 5,8%, mais que o dobro registrado na zona oeste da cidade (2,5%). Os anos de estudo da população residente nesta região também são os mais baixos do município de São Paulo, 6,6 anos em média, por habitante. A região também apresenta o menor IDH da capital, 0,783 em 2000, contra 0,907 na região oeste. Existem cerca de 54 mil micro e pequenas empresas localizadas em Itaquera a região, que são responsáveis por 53% dos postos de trabalho e 33% da massa salarial na região. O estudo identificou ainda que o número de estabelecimentos instalados manteve-se estável entre 2006 e 2009, porém, a participação das MPEs no emprego e na massa salarial caiu 5 pontos percentuais cada. Na evolução dos setores, o comércio concentra a maioria dos negócios, 28.444 dos 54.287 instalados na região. Mas foi o setor de serviços, com 18.018 MPEs, que apresentou maior crescimento ao longo do período: 6,5% ao ano, seguido pela indústria (3,5% ao ano) e comércio (2,6%). Tecnologia da Informação, varejo do vestuário e serviços para construção lideram crescimento das empresas de Itaquera e região No setor de serviços, as atividades de Tecnologia da Informação apresentaram o maior índice de crescimento médio entre os serviços localizados nesta região, com taxa de 21,7% de crescimento ao ano. O setor de TI também é o que mais concentra oportunidades de negócios que devem ser aquecidas por ocasião do mundial de futebol, são 80 das 456 possibilidades de negócios no Estado, de acordo com o Estudo Mapa de Oportunidades de Negócios nas cidades-sede da Copa 2014, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, sob encomenda do Sebrae. No comércio, o varejo do vestuário teve crescimento médio anual de 8,4%, seguido pelo setor de manutenção e reparação de veículos automotores, com 8,3%. O varejo de produtos alimentícios apresentou queda de 7,2% ao ano. Na indústria, o melhor desempenho registrado foi no segmento de serviços especializados para construção civil, com 15,5% de crescimento médio anual, seguido pelo setor de manutenção, reparação e instalação de máquinas, com crescimento de 4,8%. Principais segmentos de atividades das MPEs na região de Itaquera: - Comércio: varejo do vestuário, materiais de construção, acessórios para veículos automotores, minimercados, mercearias e armazéns, padaria, laticínios e doces, produtos alimentícios em geral, manutenção e reparação de veículos automotores, varejo especializado de equipamentos de informática, livros, jornais,revistas e papelaria, móveis, colchoaria e artigos de iluminação. - Serviços: serviços de alimentação, de escritório e apoio administrativo, transporte terrestre, atividades dos serviços de tecnologia da informação, educação, reparação e manutenção de equipamentos de informática, atividades de atenção à saúde, atividades de prestação de serviços de informação e atividades de serviços pessoais. - Indústria: confecção de artigos do vestuário, serviços especializados para construção, construção de edifícios, fabricação de produtos de metal, gráficas e reprodução de mídias gravadas, artefatos de borracha e plástico, obras de infraestrutura, fabricação de máquinas e equipamentos e fabricação de móveis. Oportunidades para Itaquera Mesmo marcada por baixa concentração de empresas, IDH de 0,783, abaixo dos 0,854 da capital e com níveis de escolaridade abaixo da média de outras áreas de São Paulo, a região de Itaquera conta também com fatores positivos, como concentração de boa parte da população na faixa entre 25 e 49 anos, mais propensa à abertura de empresas. E vem registrando crescimento dos negócios em segmentos que poderão se aquecer ainda mais com a Copa de 2014, como serviços e comércio varejista. O Mapa de Oportunidades apresentado pelo Sebrae-SP, em Itaquera, aponta esses e outros pontos e segmentos em que a demanda deve crescer mais, os problemas que podem surgir para atendimento de um público maior e diferenciado, e como o empresário pode se preparar desde já para aproveitar essas chances. Maria Alice Alves Moreira, gerente do escritório do Sebrae-SP na região, destaca que a grande importância deste encontro de negócios é justamente mostrar as oportunidades geradas pelo evento e mostrar como os empresários devem se preparar. “O empreendedor precisa estar sempre atento às oportunidades em qualquer região ou cidade. E um evento como Copa do Mundo isso ajuda a fazer com que ele se torne mais ávido por informações que possam contribuir para a implantação de um novo negócio ou para aumentar os investimentos no negócio atual”, afirma a gerente. Ela lembra que a região tem o apoio da rede de atendimento do Sebrae-SP, inclusive com o Escritório Regional de Itaquera. “Disponibilizamos ferramentas como o Negócio a Negócio, Programa Comércio Varejista, Programa Empresas Avançadas e Programa da Indústria, que auxiliam empresários a fazerem um autodiagnóstico da empresa e adotarem ações corretivas, com o apoio das consultorias gratuitas, de RH, Jurídico, Finanças, Administração, Marketing, Comércio Exterior, Produção e Qualidade”, diz. Alice destaca ainda que empresas do segmento de alimentação têm à disposição o Programa Alimentos Seguros (PAS), aplicado a indústrias alimentícias, restaurantes, bares e lanchonetes, pizzarias, mercados municipais, entre outros, com objetivo de implantar as boas práticas de manipulação de alimentos. “Em 2012, teremos trabalhos direcionados para os segmentos de alimentação, confecção, comércio varejista e serviços de construção civil, que representam a maior concentração de micro e pequenas empresas da região e são segmentos impactados pela Copa. A meta é preparar estas empresas para as oportunidades que surgirão, seja devido ao evento ou à própria dinâmica social e econômica do território”, conclui a gerente. Saindo na frente A empresária Raquel Cruz, de 42 anos, que começou a empreender aos 32 e hoje tem uma empresa de pequeno porte com 18 funcionários em Itaquera, pertinho do futuro estádio do Corinthians, já está indo atrás das chances trazidas pela Copa. Com apoio e orientação de um programa do Sebrae, Raquel saiu na frente da concorrência e está colocando no mercado, desde agosto deste ano, uma linha de cosméticos batizada de Brasil Aromáticos, que, segundo ela, “tem o perfume e a cara do Brasil” e será distribuída em mais de dois mil pontos de venda pelo País, sobretudo nas 12 cidades-sede do mundial de futebol. “Decidimos apostar, a partir deste ano, na nossa linha de produtos naturais, criando uma marca com o nome do Brasil, e com aromas que têm boa chance de atrair, sobretudo, os turistas estrangeiros que estarão por aqui. Além de já investir na visibilidade e distribuição estratégica da marca, estamos nos preparando para exportar. E buscando representantes no México, Chile e alguns outros países do Mercosul. Nossa meta é dobrar nosso faturamento com exportações, de 10% para 20% até 2017”, conta.   Por Marcelle Carvalho/Sandra Motta/MS&L - Portal
Equipe Fatto Consultoria