A Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora – AC selecionada pelos próprios navegadores de internet para outorgar autenticidade aos certificados digitais emitidos para criptografar a comunicação com sites.
Por não ter finalidades lucrativas, a Let’s Encrypt não tem fins lucrativos, sendo patrocinada por diversas empresas de tecnologia para facilitar o acesso aos certificados digitais, automatizando e acelerando o processo de assinatura de certificados digitais com as verificações mínimas e mais importantes para cumprir a finalidade pretendida.
Gratuidade
Dessa forma, a Let’s Encrypt é AC totalmente gratuita, automatizada e aberta que opera em prol do benefício público. É um serviço provido pela Internet Security Research Group – ISRG. Eles fornecem gratuitamente os certificados digitais necessários para habilitar HTTPS (SSL/TLS) em websites da maneira mais amigável possível.
Os princípios chave da Let’s Encrypt são:
-
Gratuita: qualquer pessoa que possui um nome de domínio pode usar a Let’s Encrypt para obter um certificado confiável com custo zero.
-
Automatizada: um software no servidor web pode interagir com a Let’s Encrypt para obter um certificado, configurá-lo de maneira segura para uso e cuidar da sua renovação automaticamente.
-
Segura: a Let’s Encrypt serve como plataforma para avançar as melhores práticas do TLS, tanto no lado da autoridade certificadora quanto ajudando operadores de sites a configurarem corretamente seus servidores.
-
Transparente: todos os certificados emitidos ou revogados estão disponíveis publicamente para que qualquer pessoa possa inspecioná-los.
-
Aberta: o protocolo de emissão e renovação serão publicados como um padrão aberto que outros podem adotar.
-
Cooperativa: Assim como os protocolos de Internet, a Let’s Encrypt é uma junção de esforços para beneficiar a comunidade, além do controle de qualquer organização centralizada.
Com isso, acabaram as desculpas para não ter um certificado SSL no site da sua empresa. Não é à toa que, por ser gratuito e fácil de instalar, o Let’s Encrypt vem conquistando cada vez mais adeptos.
Fonte: Portal Dedução
Postado por Fatto Consultoria