ELEITAS 31 EMPRESAS LÍDERES SETORIAIS MAIS ADMIRADAS

A eleição para o Prêmio DCI 2011 às Empresas mais Admiradas do País mostrou que o grau de recuperação ou distanciamento das companhias depois da crise de 2008 foi um dos critérios mais comuns entre os votantes ao escolherem as 31 empresas de referência nos setores mais ativos da economia brasileira. Foi colhido, entre o início de novembro de 2010 e o início de outubro deste ano, o depoimento de 1.794 eleitores -empresários, altos-executivos e economistas- pelos repórteres do DCI, do site PanoramaBrasil e do Shopping News ao longo do ano, em todo o País, para a 9ª edição do Prêmio DCI.

Os pares dos eleitos apontaram qual a empresa que mais admiravam em seu setor, além da sua própria ou daquela em que trabalhavam, e eles privilegiaram, desta vez, as que tiveram um bom desempenho "assim que passou o furação global provocado pela quebra do Lehman Brothers" - critério este que poderá se repetir em 2012 se a crise da Europa não arrefecer até o final de outubro do próximo ano, quando termina a próxima votação.

  O destaque desta eleição ficou por conta da expansão das empresas de Tecnologia da Informação como objeto da admiração dos eleitores. Tanto que, no setor de TI a indicação do primeiro lugar mudou várias vezes entre Apple, Microsoft e Google, sem contar SAP e Oracle, ao longo da eleição. E acabou vencendo a Apple, por uma margem apertada de votos (3%) na contagem final ante a Google, em segundo lugar, com apenas 1% mais votos do que a terceira colocada, a Microsoft. E a razão é que a Tecnologia da Informação perpassa todos os demais setores da economia muito mais como agregadora de inovação e tecnologia. Isso explica em parte o fato de a admiração das empresas de TI ser proporcionalmente maior em empresas do nordeste e do centro-oeste do que no sul e sudeste. A lista com todas as empresas estará disponível em novembro.

Por Márcia Raposo
Fonte: DCI